Quem Somos

Acolhendo e Transformando Vidas

Desde 2001, a AMAES tem sido um farol de esperança e apoio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Nossa associação trabalha incansavelmente para ampliar a autonomia, a dignidade e a inclusão de cada indivíduo, batalhando por um futuro com maior dignidade para a pessoa com autismo e seus familiares no Espírito Santo.

A AMAES – Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 2001 por pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares e amigos, no estado do Espírito Santo. Sua criação surgiu da insatisfação da comunidade com as políticas públicas e a rede de atendimento complementar disponíveis para autistas na época, motivando um esforço coletivo para fortalecer os direitos e o suporte a esse público.

Contexto e Fundação

A AMAES foi estabelecida em um cenário onde havia carência de informações, serviços especializados e políticas públicas eficazes para pessoas com autismo no Espírito Santo. Pais e familiares, inconformados com a falta de apoio adequado, uniram-se para criar uma organização que não apenas atendesse às necessidades de seus filhos, mas também se tornasse uma referência na defesa dos direitos e na promoção da inclusão de pessoas com TEA. Desde o início, a administração da AMAES é conduzida de forma voluntária por esses familiares e amigos, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual.

Missão, Visão e Valores

  • Missão: Colaborar de forma propositiva na construção e melhoria das políticas públicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e seus familiares, de forma complementar acolhendo, informando e prestando atendimento, para incentivo à autonomia e dignidade desse público.
  • Visão: Ser reconhecida como referência em acolhimento e difusão do conhecimento sobre TEA no Espírito Santo, com excelência no atendimento na Grande Vitória e Aracruz, atuando em cooperação com políticas públicas e como multiplicadora de boas práticas.
  • Valores: Autonomia, Sustentabilidade, Inclusão,Transparência.
 

Atuação e Impacto

Desde sua fundação, a AMAES expandiu significativamente sua atuação, com unidades em Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana e Aracruz. Em 2024, a associação realizou cerca de 90 mil atendimentos a autistas, familiares e à comunidade, beneficiando diretamente 2.098 pessoas (incluindo pessoas com TEA e seus familiares) e mantendo uma lista de espera de 1.428 pessoas com TEA. A organização oferece serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde, com uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais.

A AMAES também se destaca por ações de conscientização, como a Caminhada pela Causa Autista, realizada na Orla de Camburi (Vitória-ES) desde 2014, tendo nas edições de 2023 e 2024 estimativa pela Guarda Municipal da participação de 5 mil pessoas e em 2025 de 7 mil pessoas. Essas iniciativas visam aumentar a visibilidade do autismo e promover a inclusão social. Além disso, a associação desenvolve projetos que apoiam não apenas as pessoas com TEA, mas também suas famílias.

A AMAES é reconhecida como uma das principais referências no atendimento a autistas no Espírito Santo, com foco em atendimento humanizado e de qualidade.

Marcos e Reconhecimento

  • 2001: Fundação oficial da AMAES.  Ocorrem as primeiras reuniões de grupos de mães e pais de autistas em sala comercial na Reta da Penha. Após alguns anos as reuniões passaram a ocorrer em auditório disponibilizado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Desde o inicio existiu uma grande busca por divulgação de informação sobre o autismo para a sociedade e também pela melhoria das políticas públicas nessa temática.
  • 2005: Cessão da atual sede da AMAES em Vitória pela SEDU – Secretaria de Estado da Educação.
  • 2006: Parceria com a CST, no aporte de recurso para execução de projeto.
    Foram contratados os primeiros profissionais de atendimento direto aos autistas.
  • 2009: Primeira parceria com a SEDU quanto a cessão de profissionais de educação para atendimento na AMAES.
  • 2018: Implantação do Serviço Pedagógico da AMAES através do CAEE – Centro de Atendimento Educacional ‘’Augusta Bragatto’’, em parceria com a SEDU.
  • 2021: Comemoração de 20 anos com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde a AMAES foi homenageada e reconheceu 32 pessoas e entidades com o prêmio “Universo Azul” por seu apoio à causa.
  • 2022: Inauguração da unidade de Cariacica.
  • 2023: Inauguração das unidades de Serra, Vila Velha, Viana e Aracruz

Desafios e Perspectivas

Apesar dos avanços, a AMAES enfrenta desafios como a alta demanda por atendimentos (evidenciada pela longa lista de espera), a necessidade de recursos continuados para manter e expandir os serviços, e a ampliação do suporte para a primeira infância e adultos com TEA. A associação busca parcerias com o poder público e a iniciativa privada para superar essas barreiras e continuar seu legado de acolhimento e inclusão.

A história da AMAES é marcada por um compromisso contínuo com a causa autista, transformando a insatisfação inicial em um movimento de impacto social significativo. Nosso trabalho combina atendimento direto, conscientização e luta por políticas públicas e conscientização, tornando-a um pilar essencial para famílias e pessoas com TEA no Espírito Santo. 

Vem com a gente fazer parte de nossa comunidade.

Juntos somos AMAES.