A imensurável importância do pai
no desenvolvimento dos filhos

A imensurável importância dos pais no desenvolvimento dos filhos

Mais um dia dos pais chegando e esse texto é dedicado a uma das figuras mais importantes da existência de qualquer Ser: o Pai.
A família é o primeiro contexto de desenvolvimento de uma criança. Nela se inicia toda relação de envolvimento com a vida. Valores, cultura, afetos, referências, formas de ser…

Nos últimos tempos, muita coisa tem mudado. A figura paterna já não cabe mais no papel de mero provedor, diretor de tal instituição e a figura materna, a cuidadora, gerente da casa e dos filhos.

A conjuntura social se transformou. Com isso as exigências profissionais cresceram, a garantia de bens básicos ficaram mais difíceis, a mulher foi ao mercado de trabalho e diante de todas essas questões é muito importante a conscientização na construção de uma realidade o mais saudável possível para o desenvolvimento dos filhos. Isso perpassa pela empatia e unidade com a mãe. A relação familiar tem por dever suporte emocional, econômico, de proteção a criança. E em desequilíbrio se torna impossível tais garantias.

O papel do pai é crucial no desenvolvimento dos filhos. Em qualquer área de estudo referente ao assunto, independente da abordagem, evidencia avanços em competências sociais, na linguagem, capacidade saudável de afeto, além da auto estima, autoconfiança, diminuição do estresse da mãe e ambiente familiar mais harmonioso, diante de um envolvimento ativo da figura paterna na relação com o filho e suas demandas, assim como em casa.

Isso não difere, em crianças no Transtorno do Espectro Autista. É importante salientar que os três primeiros quesitos citados no parágrafo anterior, são diretamente ligados às áreas de maior comprometimento do espectro- socialização, comunicação e afetividade.

É compreensível que a chegada de um filho modifica muita coisa na vida de qualquer responsável. Sendo esta criança atípica, implica muito mais exigências, mudanças de planos e expectativas. No entanto, esse é um momento de reflexão se tratando de um papel tão importante. Uma oportunidade que promove ganhos incapazes de medição na vida daqueles que desejam em ter a figura paterna, o maior tesouro de suas vidas.

O amor, a aceitação, a doação valem muito a pena.

Feliz dia aos pais, sempre em desenvolvimento!

Por Helder Sousa – Psicólogo Clínico- AMAES

Apoie as ações da Amaes!