Atendimento

Atendimento Pedagógico

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), é uma ferramenta imprescindível para o êxito do processo de inclusão. É  oferecido no contra-turno das aulas da escola regular, atua como um complemento e/ou suplemento durante o processo de formação acadêmica dos alunos com deficiência.

Um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação dos estudantes considerando suas necessidades especificas.

Seu objetivo é criar condições para que o aluno construa gradualmente os seus conhecimentos, pelos processos de avanços e recuos inerentes ao seu próprio ritmo, evoluindo a cada passo.

Atendimento Clínico

Através dos atendimentos da área clínica os autistas são acompanhados por profissionais das área de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros.

Atualmente a AMAES já possui a sua área pedagógica com recursos que possuem uma continuidade maior, com planejamento para vários anos. Em relação a área clinica, a instituição por meio de recursos temporários, consegue periodicamente ter algum ou todos os profissionais acima citados. O grande desafio da AMAES é levantar fontes de recursos mais permanentes para o seu custeio.

Atendimento de Assistência Social

As ações correlacionadas a política de assistência social são desempenhadas com objetivos de fomentar a autonomia e dignidade, fortalecer vínculos familiares e comunitários, contribuir para maior conhecimento das famílias de sua defesa e garantia de direitos, entre outros.  Atuam nessa área os profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educadores Sociais (de Música, Artes e Linguagem), entre outros.

Atualmente a AMAES já possui a sua área pedagógica com recursos que possuem uma continuidade maior, com planejamento para vários anos. Em relação a área de assistência social, a instituição por meio de recursos temporários, consegue periodicamente ter algum ou todos os profissionais acima citados. O grande desafio da AMAES é levantar fontes de recursos mais permanentes para o seu custeio.

Serviço Social Intersetorial

O Serviço Social perpassa todo o atendimento da AMAES fortalecendo políticas públicas de Educação, Saúde e Assistência Social.

É de fundamental importância para o acolhimento e acompanhamento dos autistas e suas famílias e busca também promover a autonomia e dignidade dos mesmos, na defesa e garantia de seus direitos.

Serviços abertos a comunidade

Mais do que atender o autista, a AMAES é um espaço de interação onde os pais e seus filhos são acolhidos.

Estar junto com outros pais dos autistas é fundamental para seu fortalecimento emocional. Periodicamente promovemos a realização de eventos como cinema e piquenique para autistas, encontro de pais, palestras e cursos, entre outros.

Nestas oportunidades a troca de experiência é um instrumento essencial para lidar com os desafios impostos pelo Transtorno do Espectro Autista – TEA.