Colar do Girassol: ao ver, ligue sua empatia

O colar do girassol foi criado com objetivo de facilitar e humanizar o atendimento às pessoas com alguma condição de saúde não perceptível facilmente pelos que estão ao redor, tais como: asma, autismo, dores crônicas, baixa audição entre outras. A ideia é poder reconhecer com mais facilidade, quem precisa de mais suporte em espaços público ou privado.

A ideia do colar surgiu em 2016. Funcionários do aeroporto de Gatwick, Inglaterra, criaram o “cordão do girassol” para identificar com mais facilidade pessoas com algum tipo deficiência invisível e suas famílias. Assim poderiam priorizar o suporte a estas pessoas durante atendimento no local.

O caso de maior repercussão na internet, aconteceu em 2019 em aeroporto inglês. Kim Baker, acompanhada de seu filho, diagnosticado com autismo, em uma viagem para Espanha, receberam atenção preferencial, em diversos momentos da viagem, por estarem identificados com colar.

O procedimento no aeroporto

Os funcionários dos aeroportos que adotam o cola do girassol, oferecem todo suporte de acessibilidade, prioridade e diferenciação durante o atendimento. É dado mais tempo para realizar o check-in ou verificação de segurança durante todo o embarque; o portador do colar está autorizado a ser acompanhado por membros da família e são passadas todas as informações necessárias com clareza de detalhes, facilitando, assim, o acesso ao serviço e sua mobilidade.

O colar do girassol é em uma faixa em cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo também ser acompanhada de um crachá com informações úteis, que fica a critério do portador ou responsável em utilizar o mesmo.

No Brasil

Alguns estados já sancionaram a lei que institui o colar do girassol para identificar pessoas com deficiências ocultas, indo além dos aeroportos. Espírito Santo, Distrito federal e São Paulo já implementaram o cordão no brasil. Se você, de alguma forma, tem possibilidade de ajudar a ampliar o uso do colar do girassol, não perca tempo, tome já sua iniciativa.

Um solução simples para momentos críticos

O colar do girassol é um exemplo de como soluções simples podem evitar grandes transtornos. Milhares de situações constrangedoras poderão ser evitadas se o uso do colar do girassol for difundido por todo mundo.

Então, quando vir alguém com um colar do girassol, entenda que aquele que o usa precisa de um atenção extra. Colabore explicando para que quem não tem a informação compreenda do que se trata.

Precisamos disseminar empatia, respeito pelo outro. O colar do girassol veio para facilitar esta tarefa cada vez mais necessária em nossa sociedade.

Assista este vídeo explicativo

Você pode acionar a tradução das legendas clicando no ícone da egrenagem, depois em legendas, traduzir automaticamente e escolhendo o idioma português.