Polícia Montada do ES promove
lives sobre equoterapia e autismo

O Regimento de Polícia Montada (RPMont) promoverá palestras online, a partir desta quinta-feira (29), sobre temas ligados à equoterapia e ao transtorno do espectro autista (TEA).

Além dos alunos do curso de Equoterapia, promovido pela Unidade, as palestras também serão abertas ao público em geral, que poderá interagir por meio de perguntas aos palestrantes na plataforma digital. Serão quatro apresentações que fazem parte do conteúdo programático do curso, que tem por objetivo capacitar policiais militares e profissionais civis para compor as equipes multidisciplinares que realizarão atendimento aos praticantes do Projeto Social de Equoterapia, desenvolvido há 25 anos na Cavalaria.

A equoterapia consiste em um processo terapêutico que conta com o auxílio do equino, cuja andadura transmite ao praticante cerca de 2.000 ajustes tônicos (estímulos ao sistema nervoso central), promovendo a melhoria da qualidade de vida dos praticantes. As palestras ocorrerão em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMAES), com quem a PMES conta com um Termo de Cooperação para ampliar o atendimento desse processo terapêutico.

O curso de Equoterapia foi iniciado no dia 05 de abril e tem a previsão de término no dia 10 de maio, quando é comemorado o “Dia da Arma de Cavalaria”. Ao todo, serão 120 horas de carga horária, que compreende disciplinas como Legislação, Hipologia, Etologia Equina e Noções de Equitação, compondo junto às disciplinas ligadas à saúde e educação um currículo moderno sobre a terapia com equinos.

Além da especialização dos profissionais, o curso visa atender os requisitos legais impostos com o advento da Lei n° 13.830, que regulamenta a prática de equoterapia no país. Para o comandante do RPMont, o tenente-coronel Giuliano Menegatti, “o curso, desenvolvido em parceria com a AMAES, possibilitará um aumento significativo de atendimentos, já que há uma intensa procura por este processo terapêutico que é ofertado de forma gratuita à comunidade capixaba”.

Agenda de palestras:

Tema: Mitos e Verdades sobre o TEA

Palestrante: Carlos Gadia (Neurologista)

Data e horário: 29/03/2021, às 13 h.

Plataforma: Instagram do RPMont (@rpmontpmes)

Tema: Desenvolvimento Humano

Palestrante: Cláudia Patrocínio Pedroza Canal (Doutora em Psicologia/UFES)

Data e horário: 29/03/2021, às 15 h.

Plataforma: Instagram do RPMont (@rpmontpmes)

Tema: Sinais de Alerta sobre o TEA

Palestrante: Fernanda Mappa (Psiquiatra)

Data e horário: 30/04/2021, às 13 h.

Plataforma: Instagram do RPMont (@rpmontpmes)

Tema: Polícia Comunitária e Projetos Sociais na PMES

Palestrante: Ten Cel Sandro Roberto Campos (Diretor Adjunto de Diretos Humanos e Polícia Comunitária)

Data e horário:03/05/2021, às 10 h.

Plataforma: Instagram do RPMont (@rpmontpmes)

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 


Fonte: https://pm.es.gov.br/Not%C3%ADcia/regimento-de-policia-montada-promove-live-de-temas-ligados-a-equoterapia-e-ao-transtorno-de-espectro-autista-tea