Treino de Habilidades – Desfralde

O desfralde é um marco na vida de todos nós e um momento muito esperado e celebrado pelos pais. Para além da sua importância social, ele significa uma tomada de consciência e controle sobre o próprio corpo, impulsionando a independência.

Geralmente em torno dos dois anos a criança já mostra sinais de maturidade para o início do desfralde, o que nem sempre ocorre com crianças com transtornos do desenvolvimento. Por isso, é importante também avaliar a aquisição das habilidades que facilitarão esse processo.

O ambiente do banheiro deve fornecer segurança e confiança, eliminando todos os estímulos que possam causar aversão e acrescentando elementos que façam desse local um lugar prazeroso. O uso de reforçadores aceleram o aprendizado, pois ajudam a criança assimilar melhor os comportamentos que dela se esperam, a mantendo motivada para o treino.

Por isso, o uso de reforçador social (elogios, parabenizações) deve ser constante e pode ser acrescentado de reforçadores tangíveis (brinquedos, alimentos) que devem ser disponibilizados imediatamente após o acerto. Tão importante quanto reforçar os acertos é não dispensar atenção aos erros, agindo sempre com naturalidade, sem repreensões e nem consolos.

O ensino exige preparo, paciência, disciplina e persistência. A colaboração de todos familiares, dos profissionais da educação e terapeutas é fundamental, sobretudo para crianças que apresentam maiores dificuldades.

QUERO APOIAR A CAUSA DOS AUTISTAS!