Treino de Habilidades – Reforçadores
É muito comum a utilização do termo “reforçador”, “reforçamento”, no contexto de relacionado ao Transtorno do Espectro Autista, em especial, em trabalhos onde se utiliza a análise aplicada do comportamento.
Mas o que são reforçadores? Reforçadores são estímulos emitidos a uma ação (comportamento), produzindo consequências, onde essa ação venha se repetir futuramente, em condições semelhantes.
Quais são os tipos de reforçadores?
Temos os reforçadores positivos e o negativos.
Não se deve confundir a nomenclatura desses, com questões adjetivas de bom ou ruim. Na verdade, é uma relação mais matemática.
O Reforçador Positivo, é a adição de um estímulo no contexto de um comportamento. Já o negativo, a retirada de um estímulo.
- Ex: Estou com frio, recebo um casaco: R+;
- Começou fazer calor, retiro o casaco: R-.
Ainda temos os Naturais e os Arbitrários.
Qual a importância da utilização de reforçadores?
Eles são muito importantes no processo de aprendizagem. São recursos fundamentais na modelagem do aprendizado, no aprimoramento de habilidades, para a redução de problemas de comportamentos, principalmente para pessoas com interesses e focos restritos, como é comum em pessoas com TEA
Assista ao nosso vídeo e entenda melhor a importância dos reforçadores no trabalho com crinaças com autismo
Ajude-nos a entregar cada vez mais conteúdos para você. Fortaleça nosso canal no Youtube: inscreva-se, curta e compartilhe os vídeos.